sábado, 21 de novembro de 2009

APROVAÇÃO DO ATO-MÉDICO PELA CÂMARA!!!

Faz, aproximadamente, um mês que o projeto de Lei nº 7703/06 foi aprovado na câmara dos deputados; chamado de Ato Médico, regula o exercício da medicina e determina que procedimentos devem ser realizados exclusivamente pelos médicos. A proposta da lei é de deixar mais restrita e detalhada as regras quanto aos procedimentos médicos, o que pode gerar muita discussão e contestações judiciais entre outras área da saúde.
A proposta restringe a possibilidade de outros profissionias, como fisioterapeutas e nutricionistas, de fazer diagnósticos e de oferecer tratamento. Um dos pontos que devem causar mais discussão é o que restringe a médicos " a invasão da pele atingindo o tecido subcutâneo para injeção" e outros procedimentos. Uma das interpretações é que esse artigo fará com que preocedimentos como acunputura fiquem restritos a médicos.
Outras profissões, como fisioterapeutas, nutricionistas, farmaceuticos e enfermeiros, tiveram garantidas na lei o acesso a procedimentos como aplicação de injeções, coleta de material biológico, realização de alguns tipos de exames, curativos e, especialmente, atendimento de emergência. Dentistas estão excluídos das restrinções, podendo realizar os mesmos procedimentos dentro da sua áreas de atuação.(Interessante...!)

COMO O ATO MÉDICO ATINGE A POPULAÇÃO??
O ato médico é um projeto de lei que já está sendo descutido a quatro anos para, apenas, uma regulamentação da profissão médica; se fosse só uma regulamentação não se despenderia tanto tempo,não e?! Pois, o ato médico é uma ameaça e falta de respeito a milhões de profissionais da saúde, assim como, a população brasileira. Para ficar claro a proposta do projeto aqui está o art.4º:São atividades privativas do médico:
I- Formulação de diagnóstico nosológico e respectiva prescrição terapeutica;
Portanto, de acordo com esta lei, fica sendo atividade exclusiva do médico fazer o diagnóstico e definir como vai ser feito o tratamento de qualquer tipo de problema que a pessoa tenha.

Parece um ABSURDO, mas já foi aprovado na câmara, voltará ao senado devido as várias modificações, se for aprovada, será regulamentada!!!!

Toda a população brasileira vai pagar por isso, imagine que todo tratamento que tivermos que fazer precise, necessariamente, passar por um médico antes, e ele que vai decidir o que é melhor, mesmo não tendo conhecimento suficiente para isso, pois um médico não tem o mesmo conhecimento em reabilitação que um fisioterapeuta, um médico não tem o mesmo conhecimento em doença mental que um psicólogo, ou psicoterapeuta, não tem conhecimento sobre nossos cuidados de cuidados de enfermagem. A população irá pagar com a saúde e com o bolso, já que a procura será maior que a oferta; as consultas se já demoram, demoraram ainda mais. E a população, e a SAÚDE fica aonde??


Nós profissionais da Saúde, população civil precisamos nos UNIR! Vamos participar dessa luta, fique por dentro acessando www.atomediconao.com.br !!!! E o que podemos fazer ??? Clique aqui e mande um email ao deputado do seu estado mostrando seu repúdio a esse projeto de Lei que tira o direito de muitos profissionias da saúde e da uma exclusividade absurda aos médicos.












2 comentários:

  1. Parabéns! Apesar de ser residente médico em cardio formado pela UNESP eu sou contra o ato médico! Infelizmente sou minoria é complicado. É meio tabu falar disso que sou contra entre academicos e colegas sempre fui mal visto por isso!

    Olhe vou deixar com vcs um link para o download de um livro que rola num grupo fechado do qual faço parte! Grupo para residentes de medicina da UNESP

    o livro é Fisiologia Humana de Silverthon 5 edição EM PORTUGUÊS! O material esta compactado em um arquivo .7z que pode ser descompactado por qualquer descompactador winzip ou winrar da vida! dentro dele tem UM UNICO PDF que é o livro!

    O arquivo compactado tem mais de 300MB pq o arquivo é o livro completo! Quem baixar não vai se arrepender!

    Outra podem passar o antivirus sem problemas! eu garanto que não tem virus eu ja baixei e ja verifiquei mas é bom que cada um verifique também assim não haverá nenhuma duvida de que o material é LIMPO!

    Como disse é um material que rola FECHADO nesse grupo que faço parte! Rola outros mas por hoje vou dá essa canja para vocês!

    O link para download é direto, ou seja, quando você clicar já vai aparecer o arquivo para baixar vc não será redirecionado a outra página nem nada! o link é: http://w172337.open.ge.tt/1/files/32wiBjG/0/blob?download

    Abraços e a luta continua! Sou um deles e em algumas poucas coisas sou a favor do ato médico mas do jeito que tá ta exagerado DEMAISSSS

    ResponderExcluir
  2. http://w862978.open.ge.tt/1/files/32wiBjG/0/blob?download

    ResponderExcluir