sábado, 31 de outubro de 2009

Protocolo para Tratamento de Raiva Humana no Brasil


A raiva é uma encefalite viral aguda, transmitida por mamíferos com letalidade de aproximadamente 100%,
considerada um problema de saúde pública, principalmente em países em desenvolvimento.
Em 2004, nos Estados Unidos, foi feito o primeiro relato, na literatura internacional, de cura da raiva em paciente que não recebeu vacina. Nesse caso, foi realizado um tratamento baseado na utilização de antivirais e sedação profunda, denominado de Protocolo de Milwaukee.
Em 2008, no Brasil, na Unidade de Terapia Intensiva do Serviço de Doenças Infecciosas do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco, em Recife-PE, um tratamento semelhante ao utilizado na paciente norteamericana foi aplicado em um jovem de 15 anos de idade, mordido por um morcego hematófago, tendo como resultados a eliminação viral (clearance viral) e a recuperação clínica.
A primeira cura de raiva humana no Brasil, bem como o sucesso terapêutico da paciente dos Estados Unidos, abriram novas perspectivas para o tratamento desta doença, considerada até então letal. Diante disso, o Ministério da Saúde reuniu especialistas no assunto e elaborou o primeiro protocolo brasileiro de tratamento para raiva humana baseado no protocolo americano de Milwaukee.
Esse protocolo tem como objetivo orientar a condução clínica de pacientes suspeitos de raiva, na tentativa de reduzir a mortalidade dessa doença. Devido o caso ter sido tratado na cidade de Recife-PE e ter sido a primeira experiência bem sucedida no Brasil, esse protocolo foi denominado Protocolo de Recife.
Esse é um Protocolo de Tratamento da Raiva Humana novissímo lançado na Revista do Sistema Único de Saúde do Brasil Epidemiologia e Serviços de Saúde volume 18 nº 4 out/dez de 2009.
Aqui está o link onde voce pode baixar a revista e ver o Protocolo na íntegra.

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/visualizar_texto.cfm?idtxt=32328

Nenhum comentário:

Postar um comentário