segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Título de Dr e Drª: direito da Enfermagem

Dr e /ou Drª é título conhecido para médico(a), advogado(a); hoje em dia, vemos fisioterapeutas, nutricionistas, bioquímicos entre outros profissionais utilizando o título de Dr e Drª; nada contra estas profissões, mas por que a Enfermagem não usa o título de Dr e Drª se a enfermagem tem o mesmo direito?? Pois é, a Enfermagem ainda não se apropriou do título de Doutor e/ou Doutora que a pertence! Nós estudantes seremos Doutores e os profissionas que já atuam devem se considerar Doutores(as) por direito. Seremos Doutores(as) da nossa ciência, a ENFERMAGEM!! No entanto, acima de tudo este título traz muitas responsabilidades porque Doutor que é Doutor domina sua ciência! Então futuros Doutores, como diz minha ilustre profª Eloíde, DOMINEM A SUA CIÊNCIA!!!
A resolução que regulamenta esse direito esta no site do COFEN:
www.portalcofen.gov.br/2007/materias.asp?ArticleID=7087&sectionID=34

Vamos assumir nosso título e fazer jus a ele!!!

11 comentários:

  1. Massa!! Temos não só o dever mas a OBRIGAÇÃO, de dominar a nossa CIÊNCIA!! Além do mais é nossa Responsabilidade "Assegurar ao cliente uma Assistência de Enfermagem LIVRE de danos decorrentes de IMPERÍCIA, negligencia ou imprudência" (Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, capítulo III, artigo 16º), mas não faço questão de colocar "DR." antes do meu nome no jaleco. Posso reconsiderar se tal fato contribua para uma coinscientização por parte dos Estudantes e Profissionais e que estes busquem uma melhora na sua formação (tanto na parte Técnica, quanto na humana e Política) e assim elevar o Status Profissional do Enfermeiro(a) de forma que esse título seja ostentado livre de críticas.

    ResponderExcluir
  2. Fazer um curso de doutorado de verdade ninguém quer não é mesmo !!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a nobre colega, Veja só meu caso, sou mecanico, com 3 cursos no senai, domino muito bem a ciencia da manutençao automotiva, principalmente em carros com carburador(carros até ano 98) , logo tambem vou bordar no meu macacão Dr. Carlão... Apoiado sim a causa, e, vou tambem, mandar pintar no avental de Gorete (minha digníssima e fiel companheira)os dizeres Dra. Gorete, pois não conheço cristão no mundo que domine melhor a CIENCIA da faxina de sábado.

    ResponderExcluir
  4. Doutor é um título acadêmico. Para consegui-lo é necessário concluir um curso de doutorado, o que quase sempre implica uma contribuição original a alguma área de atuação.

    Isso vale para todas as profissões. Esse título não deve ser banalizado.

    ResponderExcluir
  5. Todos vocês estão negando auilo que é nosso, dizer que o Enfermeiro não deve usar o titulo de DR. é dizer ue inumeros profissionais devem se manter em uma subalternidade psicologica em seus ambientes de trabalho. Não é dizer ue o titulo vai fazer você ser melhor do que os que não usam. Mas trata-se da enfermagem fazer aquilo que já devia ter feito há muito tempo. SABER QUE TEM QUE DOMINAR A SUA CIENCIA! EU USAREI SIM O TITULO DE DR, E AÍ DE QUEM ME IMPEDIR!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Meu pai quem disse que doutorado da o titulo de DR., então se for assim teremos posdoutor, mestradotor,phddoutor....affff
    so pq a palavra é Doutorado ai virou doutor...santa paciência. tantos medicos usando Dr.sendo que nunca fez doutorado, fiz uma pesquisa isso e apenas uma titulação, apenas isso....e todos aqueles que fizeram um curso superior devem sim usar antes de seu nome o DR
    .

    ResponderExcluir
  8. Meu pai quem disse que doutorado da o titulo de DR., então se for assim teremos posdoutor, mestradotor,phddoutor....affff
    so pq a palavra é Doutorado ai virou doutor...santa paciência. tantos medicos usando Dr.sendo que nunca fez doutorado, fiz uma pesquisa isso e apenas uma titulação, apenas isso....e todos aqueles que fizeram um curso superior devem sim usar antes de seu nome o DR
    .

    ResponderExcluir
  9. Enfermeira (o) e simplesmente um medméd frustrado que nunca será dr ou Dra 🤣😉

    ResponderExcluir
  10. Enfermeiro(a) tem essa profissão porque quer e tem competência. Nossa classe tem que abrir a mente e usar o DR SIM, os médicos, advogados, fisio, nutri etc, que usam tem total consciência que não o são por direito e sim por prática. É apenas uma questão de valorização, enquanto não entendermos isso a população continuará achando que nós aplicamos injeção e limpamos bunda em um hospital. Vamos conversar com outras categorias e aprender alguma coisa de valorização profissional com eles, pq estamos longe de expor nosso potencial, trabalhando nos bastidores, sendo babás de doutores, chega de subserviência.

    ResponderExcluir